Foi no final de uma visita a três obras realizadas naquela freguesia, que José Luís Carneiro lembrou investimentos ali realizados, desde 2006, nas áreas da mobilidade, da qualificação do espaço público ou da educação. O autarca destacou, em particular, a construção de uma creche, fruto da cooperação entre a OBER, o Governo e a Câmara Municipal de Baião e para a qual esta autarquia contribuiu com 100 mil euros.
Entre os outros investimentos realizados pela Câmara Municipal de Baião no Gôve nos últimos anos, José Luís Carneiro citou exemplos na área da mobilidade como sejam a ligação entre Casa Nova e Cimo de Vila (Ancede), a primeira fase da ligação entre Casa Nova e Santo Tirso, a ligação entre o Lameirão e Gosende, o alargamento e pavimentação do acesso a Pousada de Baixo ou ainda a realização de esforços para o alargamento das redes de abastecimento de água e de saneamento nos lugares de Pousada, Miradouro, Portela do Gôve, Gosende e parte do lugar de Pedreda. Ao todo estas obras representaram o investimento de aproximadamente 543 mil euros
Estes exemplos foram citados pelo autarca e figuraram entre outros, como o Centro Cívico do Gôve (130 mil euros) ou a construção do Centro Escolar de Eiriz (investimento estimado de 1 milhão e 640 mil euros), que irá acolher os alunos do primeiro ciclo da freguesia do Gôve.
Para o futuro, José Luís Carneiro referiu que a manutenção do mesmo espírito de cooperação será importante para garantir a concretização de projetos para a freguesia nas áreas da educação e do apoio social e dos quais a Câmara Municipal poderá ser parceira.
O presidente da Junta de Freguesia, José Magalhães classificou os investimentos realizados pela Câmara Municipal de Baião no Gôve como sendo positivos e meritórios. O autarca referiu, no entanto, “que muito há ainda a fazer”, mas perante os constrangimentos financeiros com os quais os poderes públicos se debatem, “os investimentos terão que avançar na medida da disponibilidade financeira da Câmara Municipal de Baião, que se vê confrontada, em muitos casos, com atrasos nas transferências de verbas por parte da administração central”.
As palavras foram ditas no final da visita a quatro obras de beneficiação realizadas na freguesia por intermédio de protocolos de financiamento formalizados entre a Câmara de Baião e a Junta de Freguesia do Gôve: a beneficiação da Travessa de Quintela e das ruas da Seixeira e do Rato. A visita às obras contou com a participação do presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva e do vereador da Câmara Municipal, Paulo Pereira, bem como de vários membros do executivo da Junta e da Assembleia de Freguesia.
Ao todo estas obras representaram um investimento de 86 mil e 600 euros, realizado através de fundos provenientes dos protocolos de financiamento e de fundos próprios da Junta de Freguesia do Gôve. As beneficiações destinaram-se a garantir a melhoria da mobilidade no interior da freguesia, através do alargamento e da pavimentação daqueles caminhos e ruas.
Foi ainda visitada a obra de beneficiação do caminho de Currais, levada a cabo exclusivamente com fundos da Junta de Freguesia do Gôve.