A empresa SimDouro – Saneamento do Grande Porto é responsável pela recolha, tratamento e rejeição dos efluentes de vários municípios da região, para além de Baião, como sejam Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Penafiel e Vila de Gaia.
Esta deslocação contou com a presença dos presidentes de Junta de Tresouras e de Loivos da Ribeira e de técnicos da SimDouro e da Câmara Municipal de Baião. A visita visou acompanhar a forma como decorrem estas obras, orçadas em 150 mil euros e integradas na construção do intercetor do subsistema de Baião.
Este sistema irá transportar os esgotos recolhidos pelas redes de saneamento nas freguesias de Frende, Loivos da Ribeira e de Tresouras para a ETAR de Frende e permitirá servir cerca de 900 habitantes.
Durante a visita às obras, a comitiva visitou as três freguesias onde a obra irá passar e observou o progresso das mesmas. José Luís Carneiro foi, também, informado que até ao final do corrente mês, a SimDouro deverá adjudicar as obras de recuperação da ETAR de Santa Marinha do Zêzere e de Campelo, num investimento aproximado de 1 milhão e 650 mil euros.