No encontro, o líder da UNITA fez-se acompanhar por Alcides Sakala, porta voz da UNITA e por Araújo Cacique, responsável pelas Relações Internacionais da UNITA, e discutiu a instabilidade politica e a regressão democrática que se sentem em Angola, bem como a intenção de aprofundar os conhecimentos sobre a atividade autárquica portuguesa com o propósito de desenvolver um modelo do poder local em Angola. “ O que nos traz cá é o Poder Local. Há três anos que foi aprovada a nossa Constituição e, no decurso deste processo lutámos para que fosse incluído o poder local. Nós entendemos que deve existir uma descentralização administrativa e politica, contudo ainda não sabemos quando serão as eleições autárquicas", sublinhou Isaías SamaKuva.
José Luís Carneiro, resumidamente, caraterizou o território de Baião, explicou o modelo da gestão autárquica, exemplificando procedimentos com o recurso a uma visita guiada por alguns setores da Câmara Municipal de Baião.
O Presidente da Câmara colocou à disposição do Presidente da UNITA a experiência adquirida pelos colaboradores da edilidade para apoiar na estruturação do poder local em Angola.
De referir que Isaías Samakuva reuniu no dia 20 de Maio com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, com o Grupo Parlamentar do CDS/PP e com o Vice-Presidente do PSD, Jorge Moreira da Silva. No dia 21 o encontro foi com o Secretário de Estado das Comunidades, com os Grupo Parlamentares do PS e do PSD.