Este valor não engloba, contudo, vários diálogos tidos entre o autarca e diferentes munícipes, durante visitas ao terreno, e que possibilitaram a abordagem de questões relacionadas com o interesse público e o desenvolvimento municipal.
Entre o início do atual mandato autárquico, em Outubro de 2009, e o final de 2012, o presidente da Câmara de Baião atendeu mais de 1200 munícipes.
Segundo o mesmo relatório, a atividade autárquica de José Luís Carneiro levou-o a participar, em 2012, em cerca de 50 reuniões institucionais em representação e em defesa dos interesses do município, fosse em visitas a Ministérios ou a Secretarias de Estado, a entidades da Administração Central ou a organismos de âmbito regional, como a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa ou a Associação de Municípios do Baixo Tâmega.
No âmbito municipal, registo para a participação do autarca em 154 ocasiões, nomeadamente cerimónias institucionais, inaugurações de equipamentos, eventos públicos ou visitas a freguesias.
No ano transato, o presidente da Câmara Municipal de Baião recebeu no concelho quatro membros do atual Governo: os secretários de Estado da Saúde, da Administração Local, do Desenvolvimento Rural e da Economia.
José Luís Carneiro foi ainda convidado para intervir em 18 conferências, realizadas no Auditório Municipal de Baião e em instituições do Ensino Superior, entre outros.
A participação do autarca no plano europeu fez-se por intermédio da presença em reuniões no âmbito do Comité das Regiões da União Europeia, nomeadamente nas comissões de Educação, Juventude, Cultura e Investigação e de Coesão Territorial, sendo Baião um dos 12 municípios portugueses que integram este organismo.
Entretanto o autarca iniciou no passado dia 30 de Abril, nas freguesias de Ovil e de Loivos do Monte, uma nova jornada de atendimentos, que o irá levar a visitar as vinte freguesias do concelho. Nestas deslocações, o autarca vai ouvir, em audiência, os munícipes que o solicitem, de modo a prosseguir com a política de proximidade e de prestação de contas aos cidadãos que tem procurado estimular na sua governação à frente dos destinos do município baionense. Os atendimentos terão lugar nas sedes de Juntas de Freguesia, o que traz benefícios aos munícipes em termos de comodidade e de redução de custos de deslocação.