A iniciativa apadrinhada pela Câmara Municipal de Lamego e pelo Centro de Informação Europe Direct, terminou nos Paços do Concelho, onde decorreu uma cerimónia oficial que abriu ao som do “Hino da Alegria”, interpretado em flautas de Bisel pelos alunos do 5ºD da Escola Básica e Secundária da Sé. Logo de seguida, o Presidente da autarquia, Francisco Lopes, enalteceu os valores da solidariedade e cooperação recíproca que neste momento unem os países europeus e agradeceu o entusiasmo dos jovens na participação desta atividade, bem como a presença de um grupo vindo da cidade francesa de Bouchemaine, localidade geminada com Lamego.
Pese embora o mau tempo que se fez sentir, a formação de uma enorme bandeira humana, o hastear da bandeiras da União Europeia e de Portugal e a interpretação em uníssono do hino nacional foram outros momentos altos da celebração desta data histórica. No final, as cores da UE subiram ao céu com uma largada de balões.
Reconhecendo a importância desta data para o arranque do processo de construção europeia, os chefes de Estado e de Governo decidiram, na Cimeira de Milão de 1985, consagrar 9 de maio como Dia da Europa. O espírito desta celebração visa, sobretudo, contribuir para uma maior consciencialização do projeto de construção europeia e divulgar as principais prioridades da Comissão para 2013 - Ano Europeu dos Cidadãos, Estratégia Europa 2020, direitos dos cidadãos europeus e cidadania europeia.