No dia 22, o encontro com o escritor Nuno Castelo decorreu com muito entusiasmo e contou com a presença de cerca de uma centena de crianças. O escritor conseguiu cativar a atenção e o interesse de todos os presentes na Feira do Livro que se mostraram extremamente motivadas pela descoberta, através de imagens, da essência do povo e das vivências da região.
No dia 23, teve lugar a abertura da Feira de Emprego, Formação, Qualificação e Orientação Escolar que dinamizou a Feira do Livro pela grande quantidade de empresas e entidades envolvidas. No Auditório Municipal, a Filandorra – Teatro do Nordeste, apresentou a peça “História de uma boneca abandonada”, de Alfonso Sastre. Decorreram duas sessões e o auditório esteve repleto de crianças atentas, extremamente participativas e alegres.
Sexta-feira, dia 24, a Feira do Livro teve exclusivamente como atividade complementar o programa da Feira de Emprego, Formação, Qualificação e Orientação Escolar que, mais uma vez, à imagem das edições anteriores, promoveu o contacto direto entre as empresas, a população ativa e os estudantes. Desta forma, as empresas tiveram oportunidade de apresentar os seus programas, procedimentos, formas de recrutamento e ofertas, potenciando oportunidades de estágio e emprego. Com uma vasta mostra de atividades, workshops, palestras e ações de sensibilização, esta atividade, organizada pelo projeto 3 saberes - CLDS de Mesão Frio revelou-se um verdadeiro sucesso.
No Sábado, dia 25, foram levadas a efeito atividades para pais e filhos que contaram com jogos populares, pinturas faciais e um atelier de pintura. O encerramento ficou a cargo do professor António Correia que apresentou um espetáculo musical variado, com alguns dos seus alunos, onde não faltou animação e muita alegria.
A edição de 2013 da Feira do Livro de Mesão Frio, organizada pela Câmara Municipal, teve como principal objetivo o estímulo de hábitos de leitura, mais uma iniciativa que pretendeu destacar o livro como objeto de crescimento cultural.