O primeiro barco hotel acostou em Caldas de Aregos, no dia 25 de abril onde permaneceu até ao dia 26 de abril. Durante a manhã de 26 de abril, os cerca de 100 passageiros de nacionalidade americana tiveram oportunidade de realizar uma visita guiada ao Museu Municipal de Resende, onde entraram em contacto com o espólio etnográfico, que caracteriza os usos e costumes da região, e o núcleo arqueológico, composto por um conjunto de materiais desde a pré-história aos nossos dias. Visitaram, ainda, a sala de exposição permanente “Edgar Cardoso, Pontes no Douro”, ilustre engenheiro que criou laços afetivos com Resende e o Douro.
Depois do Museu Municipal seguiu-se uma visita ao Mosteiro de Sta. Maria de Cárquere, monumento ligado à figura do conde D. Henrique, que, segundo a lenda, mandou erguer o respectivo convento e igreja para agradecer o milagre (cura), pois o 1.º Rei de Portugal nascera com uma deformação nas pernas que o impossibilitava de caminhar.
Caldas de Aregos transforma-se, assim, num dos principais cais de acostagem de cruzeiros, com vocação fluvial, devido à sua localização na porta de entrada no Douro Vinhateiro, ganhando uma nova vida ao receber turistas provenientes de todo o mundo.
Refira-se que de abril a outubro deste ano estão previstas acostagens regulares de barcos hotel, facto que acontece pela primeira vez este ano.