Fazer actividade dentro da água mantém a temperatura do corpo estável, o que ajuda o aluno a manter a intensidade do exercício durante toda a aula, tendo como consequência melhor resultado físico.
Segundo, Alexandre Vieira, Professor Especialista pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina em Bases Metodológicas e Fisiológicas do Treino Desportivo, os desportos aquáticos são excelentes, pois trabalham os diversos grupos musculares, ajudam a reduzir a gordura corporal e podem contribuir para a recuperação de lesões, por não oferecer impacto para as articulações.
Natação: Deslocamento dentro da água por movimento de braços e pernas. Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que a aptidão física melhore.
Hidroginástica: Ginástica dentro da água. Melhora a capacidade aeróbia, a resistência cardio-respiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.
Hidrobike, hidrospinning ou acquabike: Baseado no spinning convencional, porém a bicicleta submersa não tem carga. Provoca estímulo ósseo e muscular e promove resistência cardio-respiratória.
Hidro Jump: Actividade colectiva e coreografada em cima de um pequeno trampolim. Os impulsos desenvolvem o equilíbrio corporal, sendo uma actividade indicada para quem quer emagrecer e ganhar força muscular.
Deep Water: Exercícios variados com o auxílio de um colete de flutuação, com o qual o aluno não encosta no fundo da piscina. Melhora a flexibilidade e trabalha o sistema respiratório.
Deep Water Running: Corrida na piscina em que mover-se para frente ou permanecer relativamente no mesmo lugar depende de mudanças subtis na posição do corpo. Melhora a postura e promove a força muscular.
Water Yoga: Yoga tradicional adaptado para o meio aquático. A resistência da água intensifica o exercício propiciando uma queima maior de calorias.
Pólo Aquático: Semelhante ao andebol, só que praticado na água. Trabalha também a coordenação e o reflexo.
Watsu: Zen-Shiatsu dentro da água. Estimula a circulação e melhora o equilíbrio corporal.
Surf: Movimentos em pé numa prancha sobre a água. Desenvolve a coordenação motora e trabalha todos os grupos musculares.
Canoagem: Actividade praticada em canoa ou caiaque com remos. Fortalece a musculatura e combate o stress.
Kitesurf: Movimentos em pé numa prancha com uma pipa na cintura sobre a água. Estimula o equilíbrio, reflexos e resistência física.
Lembre-se que para se sentir bem, além de realizar actividade física frequentemente, deve seguir uma alimentação equilibrada e com um baixo teor de gorduras.
“A actividade física é um direito de todos e uma necessidade básica”. UNESCO