Durante dois dias de Festa (8 e 9 de junho), os cerca de 150 produtores presentes na feira venderam toneladas de cereja a 2,00 euros o quilograma, num certame que também contou com muita animação popular proporcionada pelo grupos de bombos, bandas, ranchos e outros grupos musicais do concelho, mobilizando toda a população de Resende para este evento que já é uma referência nacional.
O primeiro dia de festa ficou marcado pela transmissão em direto no Porto Canal, de um programa especial dedicado ao Festival da Cereja, onde o Município deu a conhecer as potencialidades turísticas e culturais de Resende e onde os grupos musicais do concelho atuaram.
No domingo, o programa “Resende em Festa”, apresentado por João Baião, acompanhou o Festival da Cereja durante toda a tarde de domingo (desde as 14h00 às 20h00), juntando diversos artistas conhecidos do grande público, numa emissão que também apresentou o melhor que o concelho de Resende tem para oferecer.
Assim, estes dois canais divulgaram por todo o mundo, Resende, a sua cereja, as suas gentes e as suas potencialidades, transformando o Festival da Cereja numa grande promoção do concelho, que alcançou uma proporção nunca antes atingida.
O Presidente da Câmara Municipal, António Borges, visivelmente satisfeito, considera que o Festival da Cereja “Foi uma prova de fogo com a maior adesão de publico de sempre! Ruas cheias, parque urbano repleto com João Baião e na feira a cereja esgotou várias vezes. Este ano a logística era muito mais exigente, mas a nossa estrutura municipal respondeu com um enorme empenho e profissionalismo e os dois diretos (8,5 horas de emissão na RTP e no Porto Canal) passaram uma grande imagem de Resende, com intervenções das nossas gentes, dos nossos grupos e cantores locais que não se esquecem”.
O cortejo temático que este ano percorreu as ruas da Vila também correspondeu às expetativas, com o tema “O segredo da Cereja - uma história de encantar”, onde cerca de 1000 alunos acompanhados dos professores deram corpo à história, desfilando em carros alegóricos decorados, tendo a cereja como personagem principal.
Esta 12.ª edição do Festival da Cereja comprovou que esta iniciativa é já uma festa nacional e seguramente o mais importante evento centrado na promoção da cereja, atraindo milhares de visitantes provenientes de todo o país que comprovaram a extraordinária qualidade da cereja de Resende.