O primeiro dia de meeting iniciou-se com as boas-vindas por parte do diretor anfitrião, com a apresentação do programa para a semana por parte do coordenador local e com visitas às instalações da escola. De seguida, os professores reuniram-se para proceder à avaliação das atividades realizadas com os alunos após o meeting anterior, em Salerno, na Itália, enquanto os alunos faziam uma caminhada pelas redondezas da escola. Ao fim da tarde, foi organizada uma visita guiada, para professores e alunos, ao centro da cidade, seguida de uma atividade de remo.
No segundo dia, da parte da manhã, ocorreram as apresentações relativas ao ecotour e entrevistas a emigrantes realizados pelos alunos em cada um dos países participantes. A parte de tarde foi dedicada a uma visita guiada à Universidade de Tecnologia de Lappeenranta, onde houve também lugar ao encontro com alguns estudantes universitários de países estrangeiros. Enquanto os alunos retornavam à escola de acolhimento, os professores das diversas delegações tiveram ainda uma reunião para discutir as atividades que deverão ser apresentadas no próximo meeting, em Guadalupe.
O terceiro dia foi integralmente dedicado a uma excursão ao Castelo de Savonlinna, ao Museu da Floresta – em Lusto – e à maior igreja de madeira do mundo – em Kerimaki. Ao final da tarde, houve ainda oportunidade para os professores experimentarem a sauna finlandesa, seguida de um mergulho num lago, com a água a 8 centigrados.
No quarto dia, da parte da manhã, ocorreu uma visita à fábrica de papel UPS Kaukas, a que se seguiu nova reunião de professores para acertarem pormenores do 3.º meeting do projeto. Ao mesmo tempo, os alunos realizavam entrevistas a imigrantes. À tarde, as diversas delegações foram brindadas com apresentações musicais de alunos da escola de acolhimento. À noite, os professores puderam assistir a um concerto de jovens solistas do Instituto de Música de Lappeenranta.
No último dia, durante a manhã, professores e alunos jogaram basebol finlandês. Seguiu-se uma última reunião de professores para avaliação das atividades realizadas durante a semana. Em simultâneo, os alunos preparavam, em trabalho de grupo, as apresentações que lhes haviam sido distribuídas no primeiro dia de meeting, centradas nas atividades realizadas durante a semana. Após o almoço, os professores deslocaram-se ao Media Centre do Departamento de Educação da cidade, onde tiveram algumas horas de formação sobre o uso detablets a nível escolar. Ao final da tarde, todas as delegações se dirigiram para a ilha Asinsaari, onde os alunos tiveram também oportunidade de experimentar a sauna finlandesa e os mergulhos em água muito fria. Seguiu-se o jantar e momentos de confraternização entre todas a delegações. Ao final do dia, os professores locais convidaram os visitantes a cozerem o seu próprio pão numa fogueira junto à água. Professores e alunos enrolaram então a massa de farinha em estacas e durante dez minutos cozeram cada um o seu alimento. Seguiram-se as despedidas entre as várias delegações, com as habituais lágrimas de saudade entre muitos dos alunos.
Os próximos meetings irão ser realizados na Alemanha, em Guadalupe e na Suécia.
Notas:
2 – Este projeto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 22.000 euros.