A homenagem de reconhecimento público teve início pelas 11h30 com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal, Eduardo Miranda, que felicitou e enalteceu, com orgulho, a forma como os atletas mereceram o respeito das terras que os receberam, elevando o Concelho de Mesão Frio às alturas do prestígio e da glória. Dirigiu também uma palavra de encorajamento para os desafios do futuro que, devem continuar a ser encarados com ambição, brio, capacidade de organização e muito trabalho.
Por sua vez, o Presidente da Câmara, Alberto Pereira referiu que o título de Campeão Distrital traduz a essência de uma direção coesa, que demonstra os valores do Sport Clube de Mesão Frio, assentes num forte espírito de equipa revestida de empenho e dedicação. Destacou o papel dos atletas, neste feito monumental, pelo seu esforço e mestria na prática de um futebol de altíssima qualidade que garantiu a presença de mais pessoas a assistir aos jogos, tanto em casa como nas deslocações aos estádios dos adversários. Elogiou ainda a equipa técnica, especialmente, o treinador Flávio Fonseca, pela forma como abordou a responsabilidade de treinar 20 atletas, uma tarefa difícil que se traduziu em determinação, suficientemente forte, para ultrapassar todas as adversidades que certamente existiram.
O Presidente do Sport Clube de Mesão Frio também usou da palavra para agradecer a homenagem e o papel determinante da Autarquia no apoio ao clube. Referiu ainda que o título não foi fruto do acaso, mas o resultado do trabalho fantástico de um grupo sério, que para além dos atletas e dos técnicos, tem a sua génese num conjunto amplo de dirigentes e associados, que de forma incansável tentaram proporcionar todas as condições para que os objectivos fossem alcançados. Deixou ainda uma mensagem de apreço a todos os dirigentes e atletas que, no passado, contribuíram para o engrandecimento da colectividade.
Pelas 12h30 foi realizado um almoço, na Residência de Estudantes, com os Dirigentes, a Equipa Técnica e os Atletas que contou com a presença do Presidente da Associação de Futebol de Vila Real, José Manuel Costa Pereira. Às 15h45, no Campo das Acácias, foram entregues as Faixas de Campeão. O respectivo troféu foi entregue pela mão do Presidente da A.F de Vila Real. Pouco passava das 16h00 quando teve início o jogo com o Varzim Sport Clube. O que interessava era a participação e o convívio, sem vencidos nem vencedores, no entanto, o jogo foi muito bem disputado e um autogolo, quase no final do tempo regulamentar, ditou a derrota da equipa da casa. Pelas 19h30 decorreu o jantar, juntamente com os convidados do Varzim S.C. que também ajudaram a engrandecer a comemoração do título.