Durante a feira, o Presidente da Câmara Municipal, António Borges, procedeu à entrega de incentivos aos produtores de gado de raça arouquesa, de acordo com as Normas Reguladoras de Atribuição de Incentivos à Criação de Gado Tradicional, que atribui por uma única vez e por animal, um prémio de cem euros aos produtores proprietários de Raça Arouquesa, com seis ou mais meses de idade, até ao limite de 30 meses, ou independentemente da idade, no caso de bovinos fêmeas reprodutoras, destinadas à reposição do efetivo pecuário no concelho. Este ano foram atribuídos prémios a 141 animais, correspondendo a um valor total de 14.100,00 euros em incentivos aos produtores de gado.
Com a atribuição destes incentivos, o Município de Resende pretende ajudar os produtores de gado em tempo de dificuldades financeiras e dar, assim, um contributo para a economia rural da região, pois como afirma António Borges “somos um concelho com uma grande tradição na criação de gado de raça arouquesa, esta é uma feira muito importante porque é a principal feira do ano no que diz respeito à promoção do nosso gado e, portanto, a Câmara Municipal, num dia como este atribui um conjunto de incentivos aos nossos produtores de gado potenciando, naturalmente, a economia rural”.
De referir que desde que o Município de Resende atribui estes incentivos, a partir do ano de 2005, que o número de produtores de gado de raça arouquesa tem aumentado de ano para ano e os próprios produtores têm vindo a aumentar o número de animais produzidos e criados.
Do programa da Feira constou, ainda, um Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa e respetiva entrega de prémios, bem como uma mostra de bois. Na noite de 24 de julho teve lugar uma noitada com a atuação da Banda Projeto que proporcionou momentos de grande animação.
Assim decorreu mais um dia de festa não só pelos incentivos recebidos, mas também pelo convívio que a feira anual de S. Cristóvão proporciona, numa tradição que perdura há mais de um século na região.