O evento é promovido pela Câmara Municipal de Baião e faz as delícias dos apreciadores deste manjar típico da região, que será cozinhado por cinco restaurantes do concelho. No recinto com 500 lugares de capacidade serão montados os fornos de lenha, onde, como manda a tradição, entram os alguidares de barro com o anho e o arroz, que serão, depois, cozinhados numa rica calda onde cabem várias carnes.
O prato que as gentes da região não dispensam nos dias de festa encontra nos vinhos verdes de transição da sub-região de Baião um bom complemento. Mas a refeição só fica completa com outros elementos da gastronomia local, como sejam o biscoito da Teixeira, a broa de milho cozida no local ou a doçaria tradicional.
Para os que não apreciam o Anho Assado, mas desejam visitar este evento gastronómico, estarão disponíveis alternativas com a vitela ou o bacalhau.
Para “petiscar” entram nas sugestões produtos surgidos da criatividade de vários produtores locais, como compotas, licores, mel, queijos e até chocolates produzidos em Baião.
O certame tem lugar na vila de Baião, numa tenda de grandes dimensões montada especialmente para o efeito e que reúne excelentes condições de conforto.
Não poderiam também faltar os elementos do artesanato concelhio, que têm nas bengalas de Gestaçô e nas cestas de Frende os seus principais embaixadores. A animação será assegurada por bandas musicais, grupos de concertinas e ranchos folclóricos.