“Com esta cerimónia pretendemos distinguir e homenagear aqueles que ao longo das últimas décadas deram muito de si, do seu talento e do seu tempo livre para que esta terra que todos trazemos no coração pudesse ser mais desenvolvida e mais próspera”, referiu o presidente da Junta de Freguesia, José Lima. Em final de mandato e a despedir-se da autarquia de freguesia a que presidiu durante 12 anos, José Lima agradeceu o apoio que lhe foi prestado naquelas funções pelos cidadãos da freguesia. “Trabalhamos sempre em função das necessidades das pessoas e é com grande prazer e alegria que nos despedimos destas funções com um sentimento de dever cumprido, de partilha e de amizade por todos”, confidenciou.
Mais de meia centena de cidadãos assistiram à entrega de medalhas aos elementos que compuseram os executivos da Junta de Freguesia desde o 1976 até à atualidade e a cidadãos que participaram ativamente na vida associativa das entidades desportivas, culturais, sociais e recreativas da freguesia. Foram também distinguidos aqueles que a título individual se evidenciaram em campos como o desporto, a cultura ou o apoio social.
Também José Lima e os cidadãos que o acompanham no atual executivo da Junta de Freguesia, António Camelo e Ana Maria Serdoura, receberam distinções da mão dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Baião, José Luís Carneiro e José Pinho Silva.
José Pinho Silva destacou o “crescimento notável” que se verificou em Ancede na última década. “Há dez anos quem ousaria afirmar que Ancede iria ascender ao estatuto de vila e que esta terra veria serem realizadas obras de qualificação tão significativas, como o novo Centro Escolar, os trabalhos de beneficiação do Mosteiro de Ancede ou a construção do Centro Cívico”, perguntou. O presidente do órgão deliberativo municipal salientou ainda o contributo daqueles que dedicando-se à causa pública e ao associativismo prejudicam a sua vida pessoal e familiar em detrimento de contribuírem para o bem comum.
O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, referiu a importância de valorizar e apoiar aqueles que entregam as suas vidas e o seu tempo livre à causa pública. “Baião é aquilo que os seus cidadãos fazem no seu dia-a-dia e no seu quotidiano. É a soma da sensibilidade, da criatividade, da inteligência e do trabalho de todos e de cada um e é por isso que ao estarmos aqui reunidos hoje, estamos, também, a destacar o contributo que todos os baionenses deram e continuam a dar para o desenvolvimento do nosso concelho”, rematou.
A sessão foi encerrada com atuações do Rancho Folclórico da Associação Desportiva de Ancede e da Banda Marcial de Ancede. A obra de requalificação da Junta de Freguesia e dos arranjos exteriores do espaço foi realizada através de um protocolo formalizado entre a Câmara Municipal e a autarquia de freguesia, no valor de 21 mil e 600 euros.