Com a presença do realizador luso-francês Ruben Alves e dos principais atores do elenco - Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Maria Vieira e Jacqueline Corado -, a exibição deste filme desvenda a identidade portuguesa, a essência da alma lusitana, comovente, mas acima de tudo gratificante. Muitas gargalhadas, algumas lágrimas e uma salva de palmas foi desta forma que a plateia do Teatro Ribeiro Conceição agradeceu e honrou a qualidade do filme.
Já apresentada, com enorme sucesso, nos cinemas franceses, com mais de 1 milhão de espetadores, A Gaiola Dourada é uma comédia de costumes que retrata a vida de uma família portuguesa emigrada em França: Maria e José Ribeiro, ela porteira e ele pedreiro e chefe de equipa na construção civil, ambos excelentes na profissão, trabalhadores e submissos. Ao longo de 90 minutos, o realizador destaca os principais clichés nacionais: o futebol, a cerveja, o bacalhau e até o fado.
Esta obra cinematográfica dá a conhecer ao mundo, a realidade pura de um povo que, em certa medida, está descontente com a vida e com o seu país. Um sucesso de bilheteira além-fronteiras que chega ao cinema nacional a 1 de agosto.