O novo espaço é constituído por sete lojas comerciais com acesso direto pelo exterior sendo que no seu interior funciona o Mercado Municipal (aberto ao público diariamente) que reúne no espaço central as tradicionais bancas de venda de frutas e produtos hortícolas e em seu redor, as lojas completamente remodeladas, deram espaço a talhos, produtos regionais, queijaria e presuntaria, florista, frutaria e peixaria. Dispõe ainda de um snack bar/cafetaria com esplanada, com acesso da cobertura e trinta e cinco lugares de estacionamento público na cobertura
Na sua intervenção durante a cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Resende referiu que “o objetivo é fazer do Mercado Municipal um espaço onde os nossos produtores locais e os nossos agricultores possam, de facto, ter aqui uma oportunidade para escoar mais facilmente os seus produtos. Estamos a investir em Resende, no concelho e nas pessoas e aqui estamos a investir também na economia local”.
De referir que as obras de requalificação a que o equipamento foi sujeito, no valor de 1,5 milhões de euros, incidiram especialmente na reorganização dos espaços e na sua renovação e modernização, de forma a dignificar o local, os seus comerciantes e o público em geral que usufrui do espaço.
Com esta intervenção, a Câmara Municipal de Resende pretendeu modernizar o mercado municipal, bem como impulsionar e dinamizar o comércio tradicional e promover os produtores e agricultores locais, no centro da Vila.