Estamos na semana de arranque do ano letivo no Centro Escolar de Eiriz – Ancede. A abertura deste estabelecimento decorre de forma tranquila, sem percalços, mas ainda com toda a comunidade escolar em fase de adaptação.
Trata-se de um investimento inserido no reordenamento da rede escolar do concelho de Baião, que se vem juntar aos Centros Escolares de Campelo, Santa Cruz do Douro e Gestaçô. Em fase avançada de construção está o Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere, que deverá ficar concluído entre Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014.
A inauguração do novo Centro Escolar, essa, ficará adiada para outra oportunidade, de modo a não coincidir com o período de campanha eleitoral autárquica que se vive neste momento.
CAPACIDADE PARA 280 ALUNOS
A construção do Centro Escolar de Ancede representou um investimento na ordem dos dois milhões de euros – valor que inclui já a compra do terreno -, tendo sido comparticipada a 85 por cento por fundos comunitários. Isto significa que à autarquia baionense coube uma despesa de apenas 170 mil euros.
O Centro Escolar é composto por 12 salas de aula, tendo uma capacidade para aproximadamente 280 alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade. Este equipamento de arquitetura moderna procura ainda tirar partido da luz natural, através de várias superfícies envidraçadas. Outra marca são os espaços amplos, como corredores e “pátios” interiores, que podem ser reaproveitados para diversas funcionalidades.
Para além das salas de aula o Centro Escolar dispõe de uma sala de aulas vocacionada para o ensino de expressões plásticas e outra para a vertente de educação musical. A componente pedagógica fica completa com uma unidade de apoio a crianças com necessidades educativas especiais.
Existem igualmente áreas administrativas, salas para o pessoal docente e não docente, espaços para atendimento e para a Associação de Pais e uma sala de primeiros socorros.
Por fim, merecem destaque a sala de leitura onde os alunos poderão dar os primeiros passos na leitura de livros pedagógicos e infanto-juvenis e o refeitório, que assume ainda a dimensão de sala polivalente.