Estas duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) de referência no concelho têm cerca de 200 funcionários, com emprego estável. Cuidam e atendem diariamente de centenas de cidadãos.
• A Santa Casa da Misericórdia de Resende, sediada no centro da vila de Resende, tem cerca de 160 funcionários, com respostas sociais, desde a infância e juventude até à terceira a quarta idades: creche, jardim-de-infância, lar de idosos, apoio domiciliário, lar residencial para cidadãos portadores de deficiência, apoios à saúde (unidade de cuidados continuados, imagiologia, análises clinicas, medicina física e de reabilitação, clinica dentária, consultas de especialidade), empresa de inserção, equipa RSI, entre outras.
• A Irmandade São Francisco Xavier, sediada na vila de São Martinho de Mouros, com cerca de 40 funcionários, tem respostas sociais concretizadas em Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.
De referir que a grande maioria das receitas que ambas as instituições concelhias possuem, advêm dos acordos de cooperação assinados com o Estado português. Tal realidade, permite a prestação efectiva de apoio social em várias vertentes, assim como a criação de emprego e a fixação de população. Sem a ajuda destas instituições, a realidade social resendense seria, com certeza, muito mais pobre.
Segundo se apurou, “o novo director está a visitar instituições de todo o distrito. Estas visitas destinam-se a conhecer melhor a realidade no terreno, a agradecer o empenho e a dedicação de todos (órgãos sociais, funcionários, utentes e beneficiários), e ao estreitar de parcerias que permitam melhor servir aqueles que necessitam de apoio. A solidariedade social é a mais nobre de todas as missões, é obrigação de todos ajudar quem mais precisa, especialmente neste período tão difícil. A entreajuda e o fortalecimento de parcerias é a melhor forma de aperfeiçoar a prestação de cuidados sociais em Resende. É para isso que estamos a trabalhar em conjunto”.
O Dr. Jaime Alves participou nas visitas a convite das IPSS’s.