“O Parlamento Europeu (PE) é a instituição parlamentar da União Europeia. Eleito por um período de cinco anos por sufrágio universal direto pelos cidadãos dos estados-membros, o PE é a expressão democrática de 500 milhões de cidadãos europeus”, referiu Margarida Marques, perante uma plateia atenta e entusiasmada. A chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal de 2004 a 2011 defende ser crucial que “o cidadão crie uma relação com os vários eurodeputados e que trave conhecimentos com os direitos e deveres da cidadania europeia”. “Estas eleições são diferentes das anteriores porque é a primeira vez que os deputados eleitos para o PE vão decidir o novo líder da Comissão Europeia. Por isso, os eleitores podem indiretamente decidir sobre quem vai liderar a Comissão Europeia, órgão executivo da UE, que tem o poder de iniciativa legislativa e supervisiona a implementação das leis”, concluiu.
Na abertura do debate, a vereadora com os pelouros da Cultura, Educação e Desporto do Município de Lamego, Marina Valle, reconheceu que “a Europa está distante, no entanto são estas ações que nos levam a pensar que as questões europeias são nossas, e não apenas uma questão política”. A vereadora sublinhou ainda a “importância dos cidadãos conhecerem bem os direitos e deveres europeus de forma a contribuírem para o fortalecimento da democracia europeia, e para uma Europa mais inclusiva”, sustentou.
O encontro juntou também à mesma mesa Álvaro Bonito (Diretor da ESTGL) e Paula Santos (Membro da Rede Team Europe da Comissão Europeia) que proferiram intervenções de grande qualidade. O objetivo desta iniciativa foi sensibilizar os cidadãos para a importância da sua participação nas próximas eleições para o Parlamento Europeu que irão decorrer em Portugal no próximo dia 25 de maio, dando a conhecer o reforço das competências desta instituição europeia, com destaque para os jovens que votarão pela primeira vez em 2014. Um debate que se revelou muito pertinente e com um público entusiasta que demonstrou muito interesse pelas temáticas abordadas.
Organizada pelo Centro de Informação Europe Direct e pela Câmara Municipal de Lamego, em parceria com o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a rede dos Centros de Informação Europeia em Portugal, a iniciativa “(Re)enamore-se pela Europa” foi o mote para um conjunto de vários debates sobre as Eleições Europeias de 2014 que se realizaram a 14 de fevereiro último em 19 regiões de Portugal, onde os Centros Europe Direct estão localizados ou levam a efeito as suas atividades.