Após o sucesso alcançado com o grupo de dança dos jovens da Dr.ª Palmira Valverde, foram inúmeros os pedidos efetuados para que a mesma alargasse a faixa etária do seu grupo. Após estes pedidos e em comum acordo com a Junta de Freguesia de Penajóia resolveu-se então avançar com este projeto e realizar assim mais uma atividade semanal para os penajoienses.
Deste modo, no início deste mês deu-se início às tão aguardadas "Aulas de Dança Latinas" para adultos e séniores. Aulas essas que decorrem às 15h00 de todas as quartas-feiras e sextas-feiras no salão de festas desta Junta de Freguesia, sendo lecionadas pela Dr.ª Palmira Valverde que desde sempre demonstrou toda a disponibilidade e interesse em colaborar com a Junta de Freguesia de Penajóia, que uma vez mais promove uma atividade com o objetivo de combater o isolamento social da sua população, proporcionando mais uma tarde semanal de convívio, que conta já com mais de 40 participantes.
Quando se dança tomam-se decisões rápidas que não se fazem com outras atividades. Enquanto se dança, o cérebro improvisa movimentos e isso consiste num estímulo que mantém os neurónios ativos.
A dança é uma excelente terapia para aumentar a autoconfiança e melhorar a autoestima. As pessoas que dançam regularmente tendem a tornar-se mais desinibidas. A dança educa o ouvido, aumenta a concentração e suaviza os movimentos, sendo uma das atividades físicas que mais estimulam à perfeição.
Dançar melhora a coordenação de movimentos dos braços e das pernas e também alivia o stress e combate a depressão, melhorando a postura no dia-a-dia e aliviando tensões.
Além de aproximar as pessoas que a praticam, o que acaba por ter efeitos positivos na sua saúde mental, a dança permite obter benefícios com repercussões no organismo, nomeadamente musculares, articulares, cardíacos, pulmonares e circulatórios.
A dança é uma das atividades que podem ser praticadas em simultâneo por avós, filhos e netos, aproximando-os, fortalecendo laços e aumentando a coesão familiar.