Jaime Alves, candidato da lista C (quarto lugar), foi eleito Conselheiro Nacional, numa lista opositora à de Miguel Relvas. Foi a primeira vez que Resende elegeu um Conselheiro Nacional.
O PSD Resende fez-se representar pela seguinte comitiva: Jaime Alves e Marco Cardoso como delegados; Joaquim Pereira como vereador; António Silva, Elsa Rodrigues, Pedro Lima e Tiago Almeida como observadores.
No ano em que se comemora os 40 anos do 25 de Abril, o PSD celebra também o seu 40º aniversário. Foi por isso num ambiente “de afectos”, como disse Marco António Costa, orgulho pelo passado e pela história do partido que este Congresso se realizou, com a presença de diversas figuras incontornáveis: Marcelo Rebelo de Sousa, Nuno Morais Sarmento, Luís Marques Mendes, Luís Filipe Menezes, Santana Lopes, entre outros.
O Presidente do PSD e Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, realçou no seu discurso de abertura, os sinais positivos que a economia portuguesa apresenta, nomeadamente o aumento da taxa de emprego e o crescimento económico dos últimos 3 trimestres, não deixando de agradecer “a todos os portugueses pelo esforço que realizaram ao longo destes quase 3 anos de assistência financeira”.
Realçou, também, a matriz social democrata, dando o exemplo das pensões: "85% dos pensionistas não sofreram qualquer corte e as reformas rurais e sociais, de 200€ e 300€, congeladas pelo Governo PS, foram aumentadas ao nível da inflação".
Passos Coelho valorizou, ainda: a força da coligação governamental com o CDS-PP (Paulo Portas esteve presente na sessão de encerramento); o corte de 300 milhões de euros por ano nas PPP (corte que se vai manter ao longo dos próximos 20 anos) e a aposta do actual Governo no combate aos baixos índices de natalidade.