Garcez Trindade, Presidente da Câmara Municipal de Resende, foi o primeiro a intervir e, tendo em conta a sua experiência enquanto médico, declarou considerar a deteção precoce como o mais importante para o diagnóstico do cancro.
A Vereadora do Pelouro da Ação Social, Maria José Dias, abordou o contexto histórico sobre a origem do Dia da Mulher. Falou também sobre os Direitos das Mulheres e a violação dos mesmos em vários países, Portugal incluído. A sua intervenção terminou com um poema “A ti, Mulher!” de Fernando Reis Costa.
Os Jovens Promotores de Saúde do Externato D. Afonso Henriques estiveram presentes para abordar o tema “Crenças irrealistas sobre o Cancro” e salientaram o quão importante são os hábitos saudáveis na prevenção de doenças como o cancro.
A sessão continuou com Patrícia Pinto, psicóloga na Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o tema “Causas e Sintomas do Cancro da Mama e do Colo do Útero, mecanismos de deteção precoce”.
Para finalizar Célia Sequeira e Natália Figueiredo Paiva deram o testemunho sobre a sua experiência pessoal, enquanto doentes oncológicas.
Da parte da tarde realizou-se uma caminhada na Panchorra que teve a duração de aproximadamente duas horas e mostrou os pontos fulcrais do Percurso Interpretativo PI5 - No Lenteiro do Olho Marinho. A caminhada, que contou com cerca de 130 participantes, homens e mulheres, promoveu o contacto com a natureza, o desporto enquanto forma de lazer e o convívio entre os elementos. O percurso pedestre foi a escolha para celebrar de um modo saudável o dia dedicado às mulheres.
No final foi realizado um lanche, para repor as energias e promover o convívio, onde não faltou a animação entre os participantes.