Para além de poderem adquirir vários tipos de fumeiro produzido no concelho, os visitantes têm ao seu dispor seis restaurantes. Ali, podem degustar o cozido à portuguesa, o arroz de moira com grelos, entre outros pratos.
Existe a possibilidade de adquirir o menu completo, que inclui entradas, a refeição e sobremesas, ou de optar apenas pela refeição e pagar os complementos pretendidos à parte. Tanto num caso, como no outro, as bebidas são pagas à parte.
Desta forma é possível ajustar o preço da refeição às preferências dos consumidores.
Mas as alterações promovidas não colocam, no entanto, em causa a excelência do fumeiro baionense, já que todo o processo de produção é acompanhado por técnicos especializados, desde a criação dos suínos, passando pelo abate e pela avaliação das condições sanitárias do local onde são produzidos os enchidos. Todos os produtos são oriundos do concelho, possuindo um sabor genuíno e muito apreciado.
SABORES PARA TODOS OS GOSTOS
A Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa de Baião realiza-se na vila de Baião num recinto coberto com uma área de 1800 metros quadrados.
Estão inscritos 15 produtores, que irão comercializar vários tipos de fumeiro: salpicão, presunto, linguiça, moira, alheira, farinheira, pá, barriga e cabeça fumada.
O certame irá contar com a participação de 6 restaurantes, com capacidade para servir 700 pessoas. Estes restaurantes irão confecionar os “pratos fortes”: Cozido à Portuguesa e Arroz de Moira com Grelos, uma iguaria região.
Estarão ainda presentes expositores de produtos tradicionais como a broa de milho, os doces regionais, os citrinos da Pala, o biscoito da Teixeira, os vinhos verdes de Baião, os doces conventuais ou o artesanato.
Marcarão, também, presença, produtores de licores, mel, chocolates, compotas, queijos e pão-de-ló. O surgimento destes produtos deu-se na sequência das anteriores edições dos eventos gastronómicos promovidos pela autarquia baionense: Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa e Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno.
A animação do evento será assegurada pela presença de grupos de música tradicional, tocadores de concertina e de cantar ao desafio, ranchos folclóricos e bandas musicais.
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Baião e co-financiado pela Cooperativa Dolmen. O certame dispõe ainda de apoios da Câmara Municipal de Resende e da Refer.
Em paralelo a este evento, terá lugar no mesmo local mais edição uma Feira “Stock Off”, com a presença de diversas empresas baionenses. Esta iniciativa é organizada pela Associação Empresarial de Baião com o apoio da Câmara Municipal de Baião.