As cerimónias decorreram no dia 14 de Março, dia da efeméride, com a realização de várias iniciativas que assinalaram este importante marco histórico do concelho de Castro Daire.
Desde um arauto pelas principais praças da Vila de Castro Daire, passando pela recriação histórica da entrega do foral, até ao envolvimento da comunidade, através das escolas locais, da Confraria do Bolo Podre e Gastronomia do Montemuro, ou ainda momentos culturais alusivos à época, foram várias as iniciativas que marcaram este dia.
Na sessão solene de comemoração dos 500 anos do Foral Manuelino de Castro Daire foi também apresentado o livro “500 anos do foral manuelino de Castro Daire” da autoria do Professor Doutor Mário Ferreira, perante um auditório do Centro Municipal de Cultura muito bem preenchido pelos convidados e muito público que se quis associar a esta iniciativa.
O grupo de Teatro Viv’Arte, O grupo de Dança de Lamelas – Dance Emotion, e um grupo de Alunos da EBI de Mões proporcionaram momentos de recriação histórica e de divulgação cultural a todos os presentes durante a tarde.
O Serão foi preenchido por um Sarau Cultural onde as actuações ficaram a cargo mais uma vem do Grupo de Teatro Viv’Arte e do Teatro Regional da Serra de Montemuro.
Outro dos momentos marcantes deste Sarau Cultural foi a degustação proporcionada pela Confraria do Bolo Podre e Gastronomia do Montemuro que preparou uma ementa á época, oferecendo gostos e sabores bem sugestivos e característicos da região.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Eurico Moita, como anfitrião destas comemorações afirmou que o Municipio se sentia muito orgulhoso do percurso do Concelho de Castro Daire ao longo dos Séculos e que a importância da celebração desta data é uma afirmação de identidade e cultura que define a comunidade Castrense.
Eurico Moita salientou ainda que este ano de 2014 marca o assinalar dos 500 anos de vários Forais Manuelinos de diversas localidades hoje integradas no território do Concelho de Castro Daire, pelo que as comemorações não se esgotaram neste dia, estando a ser preparadas uma série de iniciativas que pretendem reforçar estas comemorações dos 500 anos dos forais manuelinos do concelho ao longo de todo o ano de 2014.
O arranque destas comemorações foi um dia marcante para a comunidade Castrense, que se associou aos eventos com uma participação significativa, aguardando-se com expectativa as iniciativas que se seguirão no assinalar desta data.