A abertura da Semana Florestal, teve início no dia 17 de Março com o encontro dos Técnicos dos Gabinetes Florestais das autarquias do distrito. Este dia teve início com a realização do Percurso Pedestre do Trilho dos Lameiros, situado em Mouramorta. Este é um percurso ainda muito rural e os Técnicos puderam ver a sua importância quando situadas em zonas envolventes à ocorrência de incêndios florestais. Na parte da tarde, no Auditório do Centro Municipal de Cultura, realizou-se um workshop, com a participação do Vice Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Eurico Moita, do Eng.º Nuno Amaral do ICNF, do Eng.º Tiago Pocinho do CDOS de Viseu e do Tenente Coronel José Machado da GNR de Viseu, , onde se debateram várias questões relacionadas com as tarefas que os GTF têm que desempenhar.
No dia 18 de Março, realizou-se um Workshop sobre Floresta e Proteção Civil, dirigido aos alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas de Castro Daire, onde o Adjunto do Comando dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, Fernando Albuquerque, fez uma abordagem sobre as medidas de autoproteção a adotar para os principais riscos existentes no concelho.
Realizou-se no dia 19 de Março, a plantação de espécies autóctones e aromáticas, na escola EB2, 3, na EB1 de Mões e na Escola Secundária de Castro Daire. Esta plantação contou com a participação interativa dos alunos.
No dia 20 de Março, o dia foi dirigido aos alunos do pré-escolar do agrupamento de escolas de Castro Daire, que assistiram ao espetáculo musico-teatral “O Tobias e o auto-tanque”, que mostrou a centenas de alunos a forma de agir corretamente perante uma situação de incêndio na escola, tendo em conta três linhas de orientação: Prevenir, Planear e Socorrer.
O dia de encerramento da Semana Florestal, dia 21 de Março, datou com o IX Seminário “Floresta sem Fronteiras no Montemuro e Paiva”. Neste Seminário foram abordados temas relacionados com a floresta, agricultura e apicultura, temas estes muito debatidos pelos participantes.
A realização das ações ao longo da semana florestal tiveram como objetivo sensibilizar todos os participantes para a importância dos espaços florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade coletiva da sua proteção e valorização, através de um melhor conhecimento do que é a floresta. Por outro lado, sensibilizar os jovens para as corretas práticas ambientais, apontando para a importância da floresta e a sua proteção. Desta forma, apostando numa faixa etária que está em formação e por isso, mais “vulnerável” à aprendizagem. Esta iniciativa remete um conjunto de práticas que, com certeza, serão interiorizadas por todos.
A Câmara Municipal de Castro Daire agradece a todos os participantes e colaboradores.