Dando continuidade ao intercâmbio que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos entre o Norte de Portugal e a Galiza, cerca de quatro dezenas de alunos de Pontevedra do 2º ano de “cozinha”, “gastronomia” e “serviços” em restauração visitaram a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego.
Tema e atividade principal desta “visita” a elaboração e o serviço de um menu “galego”, em conceito de aula que a equipa liderada pelos professores Jorge Verdeal, Carme Alvite e Paco Orge compartilharam com colegas e parceiros portugueses e, entre alunos de ambas as escolas como verdadeiros profissionais.
Entidades e convidados de ambas as regiões apreciaram a gastronomia e vinhos galegos, constituindo este um verdadeiro marco da iniciativa que há cerca de um ano a Xantar organizou num encontro entre o Sr Conselheiro da Educação da Xunta da Galiza, Dr. Jesus Abad, os seus colaboradores diretos do setor das escolas de hotelaria e, a Direção da EHTDOURO, Dr. Paulo Vaz.
As entidades regionais de Portugal e neste caso do Douro tiveram pela primeira vez contacto com o adiantado e desenvolvimento destas parcerias e, acima de tudo do interesse no incremento destas experiências em benefício dos futuros profissionais e do desenvolvimento das escolas.
No almoço foi entregue pelo Delegado da Xantar para Portugal, António Garcia, em nome da Direção da Expourense uma carta que foi lida por uma das alunas e, aonde D. Alejandro Rubin se dirige ao Diretor da EHTDOURO, Dr. Paulo Vaz, salientando, …, “Para uma entidade como é a Expourense e as pessoas que a lideramos, estamos convencidos da necessidade da cooperação transfronteiriça que nos permite crear novas oportunidades de negócio e um intercâmbio permanente de experiências, encontramo-nos muito honrados de que a Xantar, o Salão Internacional de Gastronomia e Turismo tenha servido de ponto de encontro entre a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro e o CIFP Carlos Oroza de Pontevedra”.
E acrescentou, …, “Esperamos que esta via de colaboração entre ambos os centros educativos que conta com o apoio da Conselharia da Cultura e Educação da Xunta da Galiza, contribua para o desenvolvimento socioeconómico de ambas as regiões e definitivamente reforçar a competitividade das nossas entidades públicas e privadas. Esperamos que esta nova relação tenha um futuro repleto de êxitos profissionais que beneficiarão tanto o turismo galego, como o português.”
E a concluir, …, “Aproveito a ocasião para enviar a todos o nosso agradecimento pelo vosso empenho e colaboração continua com a Expourense e a Xantar durante todos estes anos e reiteramos a nossa melhor disposição para continuar trabalhando neste sentido”, …, “Recebam todas as entidades e seus representantes o nosso testemunho do mais profundo respeito profissional, que, tem servido para cimentar uma amizade sincera, que sustenta a continuação das relações frutíferas entre a Galiza e o Douro. Muito especialmente nesta ocasião queremos felicitar o Dr. Paulo Vaz, diretor da Escola e a toda a sua equipa, que representam um modelo de cooperação e de gestão com elevados índices de qualidade”!
A comitiva permaneceu três dias no Douro, tendo ainda servido para visitas de estudo a estabelecimentos enoturísticos ligados ao mundo vitivinícola e aos seus produtos associados, Quinta da Pacheca e The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca, Aquapura Douro Valley Hotel e Quinta do Seixo, agradecendo ainda a colaboração especial do Hotel Régua Douro e dos alunos e professores da EHTDOURO - Lamego.
Já no horizonte com visitas programadas para Maio das escolas de Lamego e a de Coimbra a Pontevedra, deixamos as palavras do Diretor da CIFP Carlos Orosa, Dr. Manuel Hermo, … , “Foi para nós un gran descubrimento coñecervos, a bosa hospitalidade, o voso saber facer e estar. Pronto volveremos a facer outro encontro.”