Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi, a 15 de março último, o palco escolhido para a apresentação pública do livro “João de Araújo Correia – Cronista das Gentes do Douro”, da autoria de Manuel Joaquim Martins de Freitas. Esta obra, publicada em 2013, é uma edição do autor, que corresponde à sua dissertação de mestrado em Cultura Portuguesa.
Na cidade de Lamego, Maria Hercília Agarez fez a apresentação pública do livro e do seu autor, enquanto que Joaquim Pinto recordou à plateia a crónica “Lamego” de João de Araújo Correia.
Natural da freguesia de Sande, onde nasceu em 1951, após a instrução primária que concluiu no Peso da Régua, Martins de Freitas frequentou e completou o ensino liceal em Lamego. No ensino superior obteve os graus de Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e de Mestre em Cultura Portuguesa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Após o estágio inscreveu-se em 1978 na Ordem dos Advogados, exercendo desde então esta profissão no Peso da Régua. Foi Delegado e depois Presidente (eleito) da Delegação da Ordem dos Advogados da Comarca da Régua em três mandatos.
Sendo um admirador de João de Araújo Correia e da sua obra, estudou as suas crónicas sobre o Douro, nos campos da memória, da identidade e do património cultural, no âmbito do mestrado em Cultura Portuguesa. Defendeu publicamente, em 2010, a dissertação “Memória e Património Cultural nas Crónicas Durienses de João de Araújo Correia” que mereceu a aprovação unânime do júri com a nota de muito bom.