Nas instalações do complexo termal, o ciclista recebeu um Sabonete Aregos, feito a partir das águas termais e excelente para o tratamento dermatológico, bem como um livro com a história da localidade. Ainda teve tempo para visitar as instalações desde a piscina ao ginásio, bem como todo o meio envolvente.
As Termas das Caldas de Aregos, situadas junto ao rio Douro, no concelho de Resende, são referenciadas desde o século XII pelo valor das suas águas, sendo consideradas em meados do século XX uma das melhores termas do país. Procuradas pelo seu poder curativo, levaram a rainha Dona Mafalda a construir no local uma albergaria, em 1102, que seria a percursora dos diversos balneários que se sucederam. As principais indicações terapêuticas situam-se na área da prevenção e tratamento de patologias do foro reumático, otorrinolaringológico e dermatológico (reumatismo, rinossinusite e doenças da pele).
Recentemente adquiridas pela Câmara Municipal de Resende, o actual Balneário dispõe de equipamento moderno que permite a aplicação das mais recentes técnicas para a prevenção e tratamento termal, em diversos programas de saúde e bem-estar, acompanhados por técnicos e profissionais de saúde especializados em hidrologia.
“Pedalar pelas Termas” é uma iniciativa da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) e da União Ciclista de Sobrado/OFM Quinta da Lixa, que visa percorrer o património termal português durante 10 dias, com o patrocínio do Banco BIC. A ação, que se realiza de 8 a 17 de abril, prende-se com a chamada de atenção de todos os portugueses relativamente a este importante património histórico, cultural e económico, o qual contribui para melhorar a saúde de nacionais e estrangeiros.
A iniciativa insere-se na Expo Saúde e Termalismo – Portugal e Galiza, um evento que se realiza no Parque de Exposições de Paços de Ferreira de 15 a 18 de maio, onde as Termas de Caldas de Aregos vão marcar presença.