Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro " a celebração deste acordo insere-se na política da autarquia de qualificação da escola pública, onde se inscrevem as respostas adequadas aos novos tempos, como é este caso de desenvolvimento de parcerias para o fomento do empreendedorismo".
O acordo tem por objeto regular a forma de envolvimento das partes no processo de promoção e realização de vários programas educativos no sector do empreendedorismo, nestes incluídos os programas "A comunidade" e "É o Meu Negócio" dirigido a alunos do ensino básico, para um total de 466 alunos.
Os Agrupamentos de Escolas de Eiriz e de Sudeste aderiram pela primeira vez aos programas da Júnior Achievement porque consideram importante o fomento cultural do empreendedorismo nas crianças e porque os resultados obtidos na participação do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil nos dois anos letivos anteriores foram positivos, argumentaram os diretores dos Agrupamentos, José de Matos e Manuela Miranda.
Carlos Alberto Carvalho, diretor do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil, referiu que "a participação pela 3ª vez consecutiva nesta iniciativa deve-se ao fato dos resultados efetivos nas duas edições terem sido positivos e em simultâneo, ser um complemento à aprendizagem na escola".
A presidente da APAVO, Joana Azeredo agradeceu à Câmara Municipal de Baião o seu envolvimento e salientou que a metodologia adotada pela Júnior Achievement proporciona aos jovens baionenses um aumento das suas competências na área do empreendedorismo. "Os jovens aprendem muito na Escola, mas a Júnior Achievement ensina-lhes o que a Escola não ensina".
Por sua vez a diretora Regional da Associação Aprender e Empreender, Marta Vieira, para além de ter agradecido o apoio da Câmara Municipal de Baião, salientou o alargamento dos programas da Associação a todos o Agrupamentos de Escolas do concelho de Baião e a participação de 25 voluntários.
"O nosso objetivo é a facilitar a integração dos jovens no mercado de trabalho através do desenvolvimento da responsabilidade, cidadania, inovação e do espirito de equipa. Estas competências são ensinadas por nós desde os 6 anos de idade", acrescentou.
A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu, deixou uma palavra de agradecimento aos jovens que participaram voluntariamente nos anteriores programas, pelo seu empenho e dedicação à causa.
O trabalho da "Junior Achievement" em Baião
Os programas da Associação Aprender a Empreender foram desenvolvidos em Baião nos dois últimos anos letivos, 2011-2012 e 2012-2013 respetivamente, onde estiveram envolvidas as seguintes entidades: APAVO, Santa Casa da Misericórdia de Baião, através do CLDS e o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil.
No ano letivo 2011-2012 foi implementado o programa "A Empresa", nos 11ºs anos, envolvendo um total de 5 turmas (3 turmas do ensino regular e 2 turmas do ensino profissional) e 5 voluntários, tendo sido apoiado financeiramente pela Santa Casa da Misericórdia de Baião, enquadrado no CLDS.
No ano letivo 2012-2013 implementaram-se dois programas: "A Comunidade" nos 4ºs anos, envolvendo 3 turmas, um total de 67 alunos e 3 voluntários e "A Europa e Eu" nos 6ºs anos, envolvendo 4 turmas, um total de 84 alunos e 4 voluntários. Estes programas foram financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Projeto EMA - Escola com Melhores Aprendizagens.