A escolha do tema incidiu sobre uma realidade cada vez mais frequente no nosso país e, também no concelho, verificada pelos dados da Unidade Móvel de Saúde ( prevalência de 14,7% de utentes com Diabetes diagnosticada).
Estas Jornadas fundamentaram-se na necessidade de inverter a tendência do crescimento da Diabetes e suas complicações, bem como aumentar os ganhos em saúde através de estratégias de prevenção. Para tal, estiveram presentes ilustres convidados, palestrantes e moderador aos quais, reconhecidamente se agradece.
Entre os cerca de 190 inscritos encontravam-se instituições locais pública e privadas, profissionais de saúde, utentes diabéticos da Unidade Móvel de Saúde, instituições académicas e demais interessados.
De realçar que cerca de 95 % dos participantes classificaram a iniciativa como bom, muito bom ou excelente. Relativamente aos palestrantes, cerca de 75 % dos participantes classificaram o seu domínio científico, capacidade dinamizadora e de envolvimento com muito bom e excelente, mostrando serem uma boa aposta por parte da organização. Ainda, 97 % dos participantes considera que a atividade correspondeu às suas expectativas, gratificando e reforçando a importância de iniciativas com esta dinâmica e amplitude.
Na continuidade das II Jornadas Municipais foi realizado, no dia 24 de maio, associado ao Maio Pedestre ( PR8 – Trilho da Pombeira), um rastreio com avaliação de índice de Massa Corporal, Tensão Arterial, Pulso e Glicémia Capilar, por forma a constatar o efeito do exercício físico, como componente terapêutica adjuvante.