No evento será debatido o parecer “A Mobilidade em Regiões que Enfrentam Desafios Geográficos e Demográficos”, no qual José Luís Carneiro tem a responsabilidade de contra relator. Entre as regiões com esta categoria estão as ilhas, as zonas montanhosas ou os territórios com baixa densidade populacional.
Paralelamente à reunião da COTER terá lugar uma conferência sobre o tema “O valor acrescentado das estratégias macrorregionais no quadro da União Europeia”.
O Comité das Regiões assume-se como a "voz dos municípios e das regiões na Europa". Criado em 1994 pelo Tratado da União Europeia, este é um órgão consultivo composto por representantes dos poderes locais e regionais da Europa.
O comité tem de ser consultado antes da adoção de decisões da União Europeia em áreas como tão diversas como as políticas regionais, de ambiente, de educação, de transporte ou de cultura, que afetam diretamente os poderes regionais e locais dos Estados-Membro. Atualmente o Comité é composto por 344 membros efetivos, 12 deles portugueses.
Os membros permanentes são os presidentes dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores e os presidentes das Câmaras Municipais de Baião, Guarda, Mangualde, Maia, Lisboa, Viana do Castelo, Vila Real de Santo António, Sintra, Évora e Aveiro.