Centrado no desenvolvimento de ações de voluntariado, abertas à participação de alunos de cursos de arquitetura nacionais e estrangeiros, este projeto consiste no desenvolvimento de intervenções no âmbito da requalificação dos espaços públicos de entrada na aldeia e da eira comunitária e a instalação de equipamentos públicos e mobiliário (instalações sanitárias, cobertura do tanque e caixas do correio, bancos, papeleiras, etc.). Os trabalhos contemplam também a instalação de sistema de água canalizada em toda a aldeia e a melhoria da iluminação pública, bem como a requalificação de um moinho de água, espigueiros e uma forja.
O projeto que, nesta altura, acolhe mais de 60 voluntários, nacionais e internacionais, prevê ainda a instalação de uma Queijaria e a Casa do Forno.
Esta iniciativa vai encerrar em festa, no dia 2 de agosto, juntando na aldeia os voluntários e todos os responsáveis pelo projeto, parceiros, comunidade local e todos quantos se queiram juntar para ver o resultado final destas obras cujos objetivos principais são: melhorar a qualidade de vida da população, conservar e reabilitar o património material e imaterial, e contribuir para o desenvolvimento local. O programa de encerramento contempla um almoço ao meio-dia, animação musical ao longo da tarde e uma sessão com os vários intervenientes marcada para as 17h. A festa continua noite dentro com um jantar e um arraial popular na aldeia vizinha, na Gralheira.