Apesar da primeira edição (2014), o evento surge sobretudo pela experiência/apreensão ao longo das várias organizações da Feira de Artesanato, Gastronomia e Vinho Verde (17 edições) – que resultaram num vero fator crítico de sucesso para o Município, especialmente em 2 dos 4 benefícios com impacte: vinho verde e gastronomia local/regional.
Não obstante a existência de mais atratividades, a ExpoMontemuro vem agora colmatar o necessário reforço de investimento na promoção dos restantes segmentos com potencial.
O Município detém as mais belas paisagens naturais da região. Desde o alto das montanhas do Montemuro até à base ribeirinha do Douro, toda a envolvente é mágica: quer na fruição patrimonial quer na tradição e cultura.
Cinfães é terra ancestral e herda dos variados tempos rigor gastronómico das encostas e prados que, cultivados durante milénios, caem desde a serra de Montemuro até ao rio Douro.
Atualmente, em plena evolução, o território manifesta uma força natural que permite cruzar os melhores produtos com as técnicas mais contemporâneas, e desta interligação têm resultado significativos avanços ao nível da produção gourmet que apuram a qualidade de qualquer prova (gastronomia e vinhos), e as mais variadas obras em qualquer das tipologias de artesanato.
De forma a reforçar esta aposta, criou-se uma programação sustentada, equilibrada com a presença dos grupos folclóricos, das orquestras típicas, dos nossos saberes e sabores e com a presença de alguns artistas de renome nacional de forma a potenciar a promoção dos nossos produtos.
Há nestas terras um potencial que ainda hoje transporta algumas das melhores experiências no turismo, na agroindústria, na música e tradição, na doçaria e artesanato local, e até no desporto de aventura.