Na edição 2014 do “Marco a Cantar” participaram 28 concorrentes, divididos por dois escalões: 1º escalão – 9 a 14 anos e 2º Escalão – 15 a 22 anos.
Decorridas as fases eliminatórias em vários locais do Concelho: Igreja Paroquial de Paredes de Viadores; Casa do Povo de Soalhães; Largo da Feira na vila de Alpendorada e Matos e Jardim Municipal da cidade do Marco de Canaveses, os 12 finalistas apurados defenderam brilhantemente, nesta grande final, os seus temas, contagiando o vasto público presente com o talento e a magia da música.
Como habitualmente, o presidente do júri, Francisco Tavares, anunciou os três melhores classificados de cada escalão participante no concurso musical “Marco a Cantar – Jovens Talentos da Canção 2014”. No primeiro escalão os resultados foram os seguintes: 1º classificado - Inês Isabel Silva Pinto, com o tema “Chamar a Música”; 2º classificado – Alice Boavista Brandão Saraiva Vieira, “Desfado” e o 3º classificado - Pedro Henrique Soares Pereira, com a música “Lisboa Menina e Moça”. Já no segundo escalão, o 1º lugar foi para Cristiana Filipa Soares da Silva, com o tema “Tudo o que te dou”; 2º lugar - Inês Filipa Pinheiro da Silva Semide e a “Chuva” e no 3º lugar - Joana Catarina Pereira Andrade, com o “Sobe, sobe balão sobe”.
Para o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, «encerramos e, mais uma vez, com chave de ouro as festas maiores do nosso Concelho, as Festas do Marco. As festas dos e para os marcoenses e todos os que nos visitam, e que trouxeram vida e cor às ruas da cidade, numa partilha genuína das nossas raízes, saberes e sabores patentes nas nossas feiras de artesanato, social, gastronomia, vinhos, e em manifestações culturais como as marchas populares, os espectáculos de folclore e de música, os despiques de bombos, concertos e, por último, com esta final do concurso “Marco a Cantar – Jovens Talentos da Canção”, cheia de talento e qualidade».
Fazendo um «balanço muito positivo» de mais uma edição das Festas do Marco, Manuel Moreira agradeceu a participação «de todos os concorrentes, todos são vencedores e todos subiram ao palco com muita alegria e sentido de missão, encantando a plateia com o vosso talento vocal».
Uma noite de grande musicalidade e talento no encerramento das Festas do Marco 2014, que contou também com a actuação da Banda da Movimentos e Variações, culminando com um deslumbrante espectáculo piromusical sobre as águas do rio Tâmega.