Sob proposta do Presidente da Câmara Municipal, todas as distinções foram aprovadas por unanimidade em reunião de Câmara. Estas Distinções Honoríficas visam reconhecer publicamente pessoas, instituições, associações e empresas que do seu mérito singular e dos contributos relevantes resultam benefícios para o desenvolvimento e para o bom nome do Município do Marco de Canaveses, constituindo-se ainda como um incentivo à participação e empenhamento dos munícipes e das instituições na vida colectiva do Concelho.
«O leque de personalidades, instituições, colectividades e empresas que hoje distinguimos, em Sessão Solene, e tal como temos efectuado, por altura das Festas do Marco, reflectem uma visão ampla da história do nosso Concelho, que todos temos vindo a construir: uma marca do passado, a vitalidade do presente e, sobretudo, a certeza de que o Novo Marco tem futuro», referiu o Edil Marcoense, Manuel Moreira, durante a cerimónia.
Com a Medalha de Mérito Cívico, Classe Ouro, a Câmara Municipal decidiu distinguir, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), «pela sua acção na promoção, defesa, dignificação e representação do Poder Local», afirmou o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses lembrando que «a Casa Comum do Poder Local, a ANMP, celebrou em Maio passado, 30 anos ao serviço dos Municípios e das Freguesias Portuguesas». «O Poder Local tem sido, foi, é, e será uma das grandes conquistas do 25 Abril, a par da Liberdade e da Democracia, talvez das conquistas mais conseguidas e que mudou a fisionomia de Portugal, das nossas aldeias, das nossas freguesias, das nossas vilas, das nossas cidades, dos nossos Municípios e de todo nacional», frisou Manuel Moreira.
O Município do Marco de Canaveses distinguiu também com Medalha de Mérito Cívico, Classe Ouro, a título póstumo, Joaquim Coutinho Ribeiro, «pelo seu percurso profissional e honroso exercício da sua cidadania, como político, dirigente e associativo».
Referência ainda para a Medalha de Mérito Profissional, Classe Ouro, atribuída a António Sousa, «pelo excelente percurso profissional, nomeadamente ao serviço da Rota dos Vinhos do Marco de Canaveses, o que muito honra o Concelho», bem como a Medalha de Valor e Altruísmo, Classe Ouro, a título póstumo, a Fernando Miranda Monterroso, «pela singular generosidade na promoção da solidariedade social e honrosa prestação ao serviço da Nação».
Foram igualmente agraciados outros cidadãos e instituições pelo seu meritório percurso e trabalho realizado no plano cívico e social; autárquico; humano; cultural; científico; desportivo; profissional; económico e empresarial; voluntariado e bons serviços.
Em representação de todos os homenageados, Manuel Machado, Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, cumprimentou «o Município do Marco de Canaveses e todos os seus habitantes pelo brilho desta cerimónia. Gostaria de agradecer, e em nome de todos, esta distinção. Sinto muito orgulho em ser o portador desta condecoração que atribuíram à ANMP, que existe há 30 anos. É muito importante homenagear o que é feito hoje e o que foi feito antes de nós. Quando uma comunidade homenageia, se regista essa forma de agir, estamos a dignificar o Poder Local».
Estando no Marco de Canaveses, e a falar em nome da ANMP, Manuel Machado notou que «a Casa Comum do Poder Local tem uma protecção legal muito importante, que é a Carta Europeia da Autonomia do Poder Local, de que Portugal é subscritor. E, como tal, temos responsabilidades maiores, e no trabalho que desenvolvemos o que nos preocupa é construir soluções, gerar emprego e criar riqueza», afirmou o Presidente da ANMP que acredita que o «caminho faz-se caminhando, sempre em prol do bem comum das nossas populações e, por isso, esta distinção deixa-me muito orgulhoso. Obrigado».