"Cara(o)s Munícipes:
Fui informado pela Sr.ª Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde - Baixo Tâmega que o serviço médico e de enfermagem do Atendimento Permanente a funcionar no nosso Centro de Saúde há cerca de quatro dezenas de anos durante as 24 horas, iria encerrar os serviços da meia-noite às 8 horas da manhã, a partir do próximo dia 1 de Setembro de 2014. Sendo assim, os habitantes de Resende e de uma franja da margem direita do Douro, contígua à Ponte da Ermida, ficam sem assistência médica e de enfermagem durante esse período da noite.
Mais uma vez Resende é afetado por encerramentos emanados do Poder Central: primeiro acabou com 4 freguesias, seguiu-se o tribunal e agora o SAP noturno. Relembrar que nestes últimos três anos nem um cêntimo foi investido no nosso concelho pelo atual governo.
O PSD-CDS local , habilidosamente, tentou disfarçar mais esta medida drástica do Governo, emitindo um comunicado onde demonstra a sua ignorância no assunto, exigindo ao Ministério da Saúde uma ambulância do INEM e ao responsabilizar a Câmara Municipal por não ter alternativas ou soluções.
Em primeiro lugar, a ambulância do INEM não tem médico nem enfermeiro, sendo apenas tripulada por bombeiros habilitados para transporte de doentes agudos, conforme se confirma no comunicado recente (8/8/2014) emitido pelos Bombeiros Voluntários de Resende.
Em segundo lugar, a Câmara Municipal de Resende não tutela serviços de saúde, como é sabido, ou deveria ser sabido pelos responsáveis do PSD-CDS local, pelo que não lhe cabe arranjar alternativas nem soluções, até porque não é responsável pelo encerramento do SAP.
A Câmara Municipal quer que se cumpram os direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa: que haja o máximo de igualdade na aplicação do direito aos cuidados de saúde. A Câmara Municipal exige a continuidade dos serviços no SAP do nosso Centro de Saúde, conforme tem sido feito até à data, tendo já manifestado esse desejo em carta dirigida ao Senhor Secretário de Estado da Saúde.
Resende, 11 de agosto de 2014"
O Presidente de Câmara,
(Dr. Manuel Garcez Trindade)