Trata-se de um equipamento da responsabilidade da Câmara Municipal de Baião, situado junto ao Centro Cívico de Ancede e que representou um investimento de 223 mil e 957 euros. A obra foi construída pela empresa baionense Sociedade de Construções Campos e Sousa, Lda.
O novo equipamento está implantado numa área de 1800 metros quadrados e contempla uma piscina com profundidade entre um e dois metros e outra piscina de menores dimensões, indicada para crianças e com profundidade de 0,50 metros. Estas piscinas são ladeadas por relva. Como apoio a este equipamento foram construídos balneários e sanitários de dimensão adequada ao número de utilizadores. Existe, ainda, um bar e esplanada de apoio à piscina, área de receção e de atendimento e gabinete de primeiros socorros.
À imagem do que sucede com as Piscinas de Ar-Livre de Campelo e de Santa Marinha do Zêzere, a Câmara Municipal de Baião irá praticar na Piscina de Ar-Livre de Ancede uma redução de 50 por cento no preço de entrada (poderá encontrar a tabela de preços no verso deste documento). Assim, e a título de exemplo, os menores de 9 anos têm entrada livre; os cidadãos com idade entre os 9 e os 15 (inclusivamente) e os maiores de 65 anos pagam 0,75 cêntimos; e os cidadãos com idade entre os 16 e os 65 anos (inclusivamente) pagam 1 euro. Para os utentes da Piscina Municipal Coberta, há ainda um desconto adicional de 10 por cento. Existe, igualmente, a possibilidade de adquirir entradas semanais, mensais ou para toda a época de verão, com uma redução de preço.
As piscinas de Ar Livre de Campelo e Santa Marinha do Zêzere, em 2012, trouxeram a frescura ao verão do concelho de Baião tendo-se registado nesse verão nas duas piscinas mais de 19 mil e 100 entradas e em 2013 esse número subiu para 20 mil e 550, o que correspondeu a uma entrada de receitas no valor de 34 mil euros.
A Piscina Municipal de Ar Livre de Ancede é mais uma obra que corresponde ao objetivo político de dotar os três principais polos urbanos do concelho de equipamentos e de infraestruturas que contribuam para o seu desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através da criação de condições para a fixação da população e do aumento do número de atividades lúdicas disponíveis no território.