Nessas ocasiões a autarca lembrou num Mundo “em constante mudança como aquele em que vivemos” a formação “obriga a uma atualização constante no sentido de procurar ir sempre mais longe no processo do seu próprio aperfeiçoamento”, daí a forte aposta da Câmara Municipal de Baião nesta área. Ivone Abreu salientou ainda que Baião “tem hoje uma dinâmica de Formação Profissional, que não se limita à sede de concelho, mas encontra-se dispersa por várias freguesias”.
De salientar que desde o último mês de maio, arrancaram no território concelhio um total de doze ações de formação, entre cursos de curta duração (medida vida ativa) e outras ações de duração mais longa, como sejam os cursos de educação e formação de adultos (EFA). Estas formações abrangem 280 cidadãos baionenses e repartem-se por temáticas tão diversas como “Apoio Familiar”, “Inglês”, “Saúde”, “Técnicas Administrativas”, “Geriatria”, “Técnico de Turismo Ambiental e Rural”, “Técnico de Produção Agrária” ou “Operador Florestal”.
Estes cursos estão distribuídos por Santa Marinha do Zêzere, Campelo e Ovil, Ancede e Ribadouro e Valadares. Estas ações de formação são fruto de parcerias estabelecidas entre a Câmara Municipal de Baião, o Centro de Formação Profissional de Vila Real e a empresa CESAE.