Este programa tem dois objetivos fundamentais. Por um lado, promover a atividade física e o desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável, transmitindo os valores positivos associados ao desporto. Por outro, criar um projeto desportivo integrado no projeto educativo da escola.
Com a implementação deste programa, pretende-se criar condições para elevar as oportunidades de acesso à formação específica, qualificando e elevando a intervenção técnica na etapa inicial de formação de futsal jovem em idade escolar, qualificando os meios pedagógicos disponíveis para a prática e o ensino.
Para a implementação do programa foram seleccionadas duas escolas nas áreas de jurisdição das Associações de Futebol de Viseu e de Beja.
O estabelecimento de ensino selecionado para o “pontapé de saída do programa piloto” foi a escola básica de S. Martinho de Mouros, localizada no concelho de Resende, distrito de Viseu.
A apresentação do programa entre a FPF e o município de Resende decorreu, no dia 30 de setembro, contando com as presenças do vice-presidente da Federação, Humberto Coelho, do diretor, Pedro Dias, do Selecionador Nacional de futsal Jorge Braz, do presidente da Câmara Municipal de Resende, Manuel Garcez Trindade, e das vereadoras Sandra Pinto e Maria José Dias, bem como diversos responsáveis do Agrupamento de Escolas de Resende, da Escola Básica de S. Martinho de Mouros, da Associação de Futebol de Viseu e do Clube de Futsal “os Afonsinhos”.