A estreia saldou-se positivamente, para a restauração, produtores locais e para a Autarquia. Estima-se que passaram mais de 4 mil pessoas pela antiga fábrica da EDP no Freixo, mais de 2 mil pessoas usufruíram do serviço de restauração, comercializaram-se mais de 3 mil quilos de produtos locais (fumeiro; doces regionais; biscoito da Teixeira; amêndoas artesanais; queijos; broa de milho; castanhas e figos); cerca de 100 garrafas e frascos de compotas e mais de 2 000 garrafas de vinho de baião (venda direta ao público e consumo nos restaurantes).
“Nestes três dias demos a conhecer a um público mais vasto a qualidade das carnes, dos legumes, dos vinhos e dos doces de Baião. Somos um concelho com características naturais muito preservadas e mantemos igualmente um saber transmitido de geração em geração na agricultura e na confeção da nossa gastronomia, o que confere um sabor único aos nossos produtos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, na abertura oficial do evento.
Para José Luís Carneiro esta iniciativa é para ter continuidade. “Temos vindo a apostar na dinamização dos recursos endógenos do concelho de Baião, com a promoção de várias iniciativas no concelho, nomeadamente a Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa, o Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno, a Feira dos Produtos Locais que se realiza semanalmente e, sentimos que esta época do ano a atividade turística, cultural e económica decresce, daí o surgir desta iniciativa para ajudar a dinâmica económica local, a qual será para se realizar também em 2015”.
O vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, responsável por esta iniciativa, ao usar da palavra mencionou a importância de Baião se deslocar ao grande mercado que é o Porto, “primeiro que estamos a promover as nossas potencialidades junto do público que mais nos procura e em segundo lugar, porque nos encontramos num território onde residem muitos baionenses e esta é a forma mais fácil de trazer os sabores de Baião aos nossos conterrâneos.”
A animação também viajou de Baião para o Porto. Grupos de Zés P`reiras, tocadores de concertinas, os grupos musicais O Estaleiro, Os Andarilhos e folclore integraram o cartaz musical durante os três dias.
Para a realização deste evento a Câmara Municipal de Baião teve o apoio da Associação Porto de Baião, do Instituto de Emprego e de Formação Profissional, do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da REFER.
Na abertura oficial dos “Sabores de Baião no Porto”, estiveram presentes, o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, deputados municipais, representantes de instituições do concelho de Baião, vereador da Câmara Municipal de Gondomar, Carlos Brás, representantes da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, do IEFP e visitantes.