Foram apenas 9 décimas a separar os dois concorrentes que subiram aos dois primeiros lugares do pódio, tendo os terceiros classificados, João Barros e Jorge Henriques (Ford Fiesta R5), ficado, igualmente separados por uma curta distância de cinco segundos dos primeiros nesta prova do Campeonato de Ralis Norte.
A prova correu bem para os pilotos baionenses, que concorriam em casa, já que ao segundo lugar de Vítor Pascoal há que somar a quarta posição de Vítor Ribeiro (competiu em Mitsubishi Evo VII, auxiliado pelo navegador Fernando Sousa), o décimo primeiro lugar de Filipe Nogueira (Nissan Micra, tendo a seu lado Valter Cardoso) e o décimo terceiro lugar de João Bessa (concorreu em Citroen C2 com Rui Filipe).
A dupla de irmãos baionenses Manuel Pereira e Adriano Pereira (apresentaram-se em prova num Mitsubishi Lancer Evo VII) não teve a mesma sorte e desistiu antes do fim da prova.
DESAFIOS AINDA MAIORES EM 2015
Na cerimónia de entrega de prémios o vice-presidente e vereador do Desporto da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, elogiou a forma profissional e sem incidentes como os parceiros da autarquia, o Clube Automóvel de Amarante, organizaram a prova. “Este evento assume uma grande importância para a promoção turística e desportiva do nosso município, que possui, como é sabido, grandes atrativos tanto na vertente ribeirinha como na zona das serras da Aboboreira, do Castelo de Matos e do Marão. Parabéns ao Clube Automóvel de Amarante pela forma como conseguiu preparar um evento de excelente nível e que é muito apreciado pelos baionenses”, referiu.
Paulo Pereira disse ainda que em 2015 deverá haver “desafios ainda maiores” no plano dos ralis em Baião, com a organização de eventos de nível mundial. “Não podemos ainda anunciar nada em concreto, mas tudo aponta para que possamos acolher uma grande prova e por essa via colocar o nosso município em grande evidência”, acrescentou.
CAMPEONATO AINDA NÃO TERMINOU
A classificação final do Rali de Baião demonstra efetivamente o enorme equilíbrio que existiu durante toda a prova. Nos 63,28 km que compunham a prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante, Peres ganhou apenas o primeiro troço, mas esteve sempre entre os mais rápidos, o que acabou por lhe garantir um triunfo muito suado e que também teria sido justo se tivesse ficado com Pascoal.
O campeonato irá ter a sua última prova no Rali de Gondomar, que se disputa nos dias 31 de outubro e 01 de novembro e na qual haverá um ponto final na luta pela conquista da competição, entre Fernando Peres e Vítor Pascoal.