Nesta iniciativa estiveram presentes o Presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, o vice-presidente da Câmara, Paulo Pereira, a impulsionadora da iniciativa- vereadora do Pelouro da Formação, Qualificação Profissional e Ensino Superior, Ivone Abreu, o professor universitário Joaquim Luís Coimbra da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Norte, César Ferreira, assim como outras entidades do setor, como o Centro de Formação Profissional de Vila Real / Centro de Emprego de Amarante e as entidades privadas Margem, Afopadis, WordMoment/Companhia Própria, CESAE, RRA , ISCIA e A2000.
O Presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, abriu a sessão e congratulou-se por ver o auditório com mais de duas centenas e meia de pessoas, do concelho de Baião, referindo ainda que a valorização profissional é muito importante para os dias de hoje.
A vereadora, Ivone Abreu, na sua interlocução salientou o aumento da escolarização nos últimos anos. “ A taxa de analfabetismo, no concelho de Baião, diminuiu cerca de 60%, os detentores do 9º ano de escolaridade aumentaram 90% e as pessoas com o 12º ano aumentaram em cerca de 140%, referiu.
A Vereadora do Pelouro da Formação, Qualificação Profissional e Ensino Superior referiu também que, desde o final de 2013 até ao presente mês de novembro, a Câmara Municipal de Baião, em parceria com várias entidades, desenvolveu 76 cursos de formação, distribuídos por várias Freguesias do concelho, os quais envolveram um total de 1589 formandos,.
A Câmara Municipal de Baião vai continuar a apostar na formação, concluiu.
Ao usar da palavra o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, salientou que “ em Baião devemos estar orgulhosos pela educação e pela formação”.
O autarca referiu também que o concelho de Baião em 2005/2006 estava na “cauda” do País em termos de abandono escolar e que atualmente o concelho inverteu essa situação e o abandono escolar é residual.
Para finalizar o seu discurso o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, deixou um apelo aos formandos, nos sentido, destes aplicarem as competências adquiridas, através das ações de formação, na sua vida profissional e mesmo pessoal.
Relativamente aos convidados, tanto o professor universitário Joaquim Luís Coimbra (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto), como o Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Norte, César Ferreira, salientaram a importância da educação e da formação na vida das pessoas.
“A Formação vai-nos acompanhar para o resto das nossas vidas” referiu César Ferreira.
Por sua vez, Joaquim Luís Coimbra, dirigindo-se ao auditório salientou que “ todos temos o dever de continuar a estudar, pois estamos ligados ao mundo”; e que “estudar e aprender é uma exigência do mundo em que vivemos”.
Para finalizar a sua alocução, o professor universitário, disse que “o motor do ser Humano é a educação e a formação”.