Foi a segunda vez na história desta associação que esta distinção foi atribuída. A única Medalha de Ouro até agora entregue pela APMCH foi conferida em 2005 ao antigo Presidente da República, Jorge Sampaio. Na presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e do presidente da APMCH e do Município de Ponte de Lima, Vítor Mendes, Francisco Lopes agradeceu este galardão, enfatizando o trabalho desenvolvido por todos os dirigentes da Associação, sem esquecer os colaboradores que mantêm a “excelência das iniciativas”.
Sobre o reforço do investimento por parte do Estado na reabilitação urbana das cidades portuguesas, o autarca de Lamego defende que o poder central deve atribuir “todo o protagonismo” à reabilitação urbana, em detrimento da construção nova, e anuncia os incentivos que podem alavancar esta missão: a redução das rendas ou dos impostos sobre imóveis situados nos centros históricos.
Recorde-se que o Presidente da Câmara Municipal de Lamego exerce atualmente diversos cargos de relevo em associações regionais e nacionais. No final de 2013, foi eleito representante dos municípios da região norte no Conselho Económico e Social (CES) e Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Douro, que agrega 19 municípios. Francisco Lopes é ainda Presidente da Assembleia Geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da APMCH e Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu. É ainda membro de vários conselhos, comissões técnicas e grupos de trabalho em organismos nacionais e internacionais.