O encontro juntou representantes das autoridades policiais (PSP e GNR), das entidades de socorro (CDOS e corporações de bombeiros), operadores de autoestradas e gabinetes de proteção civil municipais e de entidades nacionais, nomeadamente o Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Durante a manhã de 25 de novembro, foram abordadas três perspetivas de operação em tempos de frio ou ocorrências de neve. O Gabinete de Proteção Civil da Câmara de Boticas apresentou a “Visão de um Município na limpeza de neve” e o Centro Operacional Centro Norte - Estradas de Portugal divulgou as metodologias na “Intervenção no período de inverno do Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela”, enquanto que a apresentação da Operscut versou sobre a “Operação de Manutenção Invernal na A24”.
A reunião de trabalho decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lamego. No encerramento do evento, Manuel Coutinho, adjunto da presidência, considerou que a sua realização é “um projeto de grande relevância, onde, mais uma vez, saiu reforçada a ideia que o Homem se deve manter humilde perante a Natureza, sendo necessário que as pessoas tenham uma postura cívica nestes dias. Destaque também para o excelente trabalho da Operscut, entidade promotora do fórum, um evento que foi muito elogiado por todas as entidades presentes”.
No exterior, estiveram ainda em exposição os meios móveis utilizados por várias forças de intervenção na limpeza das estradas.