O Plano de ação do Projeto +SER (CLDS+ Lamego) contempla a criação de um Centro de Recursos de apoio à família a que se designou de CAIIF, Centro de Apoio Integrado a Indivíduos e Família, com o objetivo de dotar as famílias de apoio e de competências que as ajudem a integrar-se na sociedade. Neste contexto, criou-se a UPO de Lamego, Unidade de Psico-oncologia, uma unidade de apoio psicológico gratuito a doentes oncológicos e seus familiares, promove-se workshops e ações de sensibilização sobre educação parental e tertúlias ou conversas sobre temas como socorrismo, poupança, empreendedorismo…
A atividade, Socorrismo Juvenil, foi proposta ao Agrupamento de Escolas Latino Coelho, no final do ano letivo transato, que após aprovação em Plano de Atividades foi divulgada pelos seus Centros Escolares. O Centro Escolar de Lamego abraçou de imediato este projeto disponibilizando o auditório e as turmas para que, junto dos 105 alunos do quarto ano, fosse divulgada a iniciativa. O Enfermeiros militares e formadores Carlos Maravilha e Cardoso, numa linguagem didática e próxima das crianças, informaram da importância do 112 e as circunstâncias para o qual se deve ligar, os procedimentos a efetuar em casos de acidentes que provoquem inconsciência, feridas ou queimaduras. Os alunos, sedentos de saber, interpelaram constantemente os formadores para as dúvidas e mitos que se vão criando, erradamente, na prestação dos primeiros socorros.
A iniciativa, pelo interesse evidenciado pelos alunos e docentes, demonstrou a necessidade de se continuar com este serviço de informação e sensibilização, agora junto dos restantes Centros Escolares do Agrupamento Escolar Latino Coelho. No final, ficou a vontade de em todos, e a seu devido tempo, candidatarem-se a um Curso de Suporte Básico de Vida. O Projeto +SER agradece à Cruz Vermelha e CTOE de Lamego o contributo dado para a realização desta ação.