A iniciativa visa proporcionar aos mais pequenos, um primeiro contacto – em contexto lúdico e criativo – com a pedra, enquanto um dos principais motores de desenvolvimento do Concelho. Os ateliers apresentam-se ainda como agentes dinamizadores e promotores do Museu da Pedra junto da comunidade.
Os Ateliers Criativos “E… se a pedra falasse?” têm uma duração de 45 minutos e dividem-se em duas actividades: uma no interior e outra no exterior do Museu da Pedra, oferecendo a oportunidade de despertar conceitos históricos, sociais, artísticos e expressivos importantes para a formação dos jovens alunos.
Inaugurado em 6 de Setembro de 2009, o Museu da Pedra do Marco de Canaveses celebra o granito e o labor das gentes que, desde tempos imemoriais, se dedicam à extracção, transformação e comercialização da pedra. Os visitantes têm à sua disposição três núcleos distintos desenvolvidos num diálogo vivo: “O Homem e a Pedra”, “A Pedra nas Artes” e “A Pedra e o Desenvolvimento Local”.
Note-se, também, que o Museu da Pedra está integrado no “Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal”.