Um evento para celebrar a efeméride, proporcionando à comunidade a possibilidade de debater temas como a caracterização da agricultura familiar; a agricultura familiar como salvaguarda do território; oportunidades e desafios para a agricultura familiar; economia de proximidade: desenvolvimento regional e local, entre outros.
No âmbito da comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar, e a título preparatório deste Seminário, a Câmara Municipal promove ainda mais duas das Conferências do Marco, intituladas “Ouvir os Agricultores do Marco de Canaveses”.
As sessões terão lugar no dia 8 de Novembro, na Sede da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, às 21h00 e no dia 15 de Novembro, na Sede da Junta de Freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, também às 21h00.
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses convida a população a participar e a deixar os seus testemunhos, dúvidas e sugestões em torno da agricultura familiar, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado do sector.
Recorde-se que, a Assembleia das Nações Unidas proclamou 2014 Ano Internacional da Agricultura Familiar, propondo a sensibilização dos governos e das sociedades sobre a importância e a contribuição da agricultura familiar na segurança alimentar e na produção de alimentos. A agricultura familiar tem um importante papel socioeconómico, ambiental e cultural.