De notar que o NEET assenta na parceria estratégica entre três entidades europeias - Associação Malik, de Itália, Opcina Klis, da Croácia e o CETS, por Portugal -, uma vez que os problemas e dificuldades sentidas são semelhantes. Estas três instituições reuniram-se, na passada semana, na cidade de Klis, Croácia, onde foram lançadas as bases para a ação a implementar, a qual muito se repercutirá na vida dos jovens da região do Tâmega e Sousa.
De acordo com o presidente do CETS, Luís Miguel Ribeiro (Dr.), “a mobilização dos jovens para ações concretas que permitam aumentar as suas qualificações e com isso adquirir competências mais adequadas às atuais solicitações das empresas, é um passo importante para a diminuição do índice de desemprego jovem. Este, constitui, verdadeiramente, um problema de Portugal e um desafio para toda a Europa”.
O NEET é um desafio inovador, pois é baseado no “method of community solving” – uma aposta na cooperação internacional e sinergia de comunidades que apresentam características idênticas, com vista à resolução dos problemas coletivos. Deste modo, os novos insights derivados de culturas e vivências diferentes, trarão novos incentivos e mudanças para as três regiões.
O projeto será apresentado como um exemplo de boas práticas a outras comunidades em Portugal, Croácia e Itália.