A iniciativa é organizada pela campanha "Vamos Ajudar a Susana", com o apoio da Câmara Municipal de Cinfães, da União de Freguesias de Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires, da Associação de Dadores de Sangue de Resende, da "Aldeia do Pai Natal", da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva da Gralheira e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação do Porto.
O objetivo desta ação é promover a dádiva de sangue e de medula óssea para encontrar um dador compatível para a Susana e tantas outras pessoas que necessitam de um transplante de medula óssea.
A campanha “Vamos Ajudar a Susana” foi criada para incentivar à inscrição de novos dadores de medula óssea e organizar diversas ações de sensibilização e inscrição de novos dadores de medula óssea para ajudar a jovem.
A Susana está internada no Hospital de S. João, no Porto, onde luta, há 8 meses, para vencer uma Leucemia, para a qual vai necessitar de um transplante de medula óssea.
Temos vindo a organizar e divulgar várias ações de recolha de sangue e inscrição de dadores de medula óssea, inclusive com o apoio de diversas associações de dadores, como Guimarães, Vizela, Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Varzim e Resende. Apesar dos diversos esforços das várias entidades, ainda não conseguimos encontrar um dador para a Susana.
Nesse sentido, e aproveitando a proximidade do vosso órgão de informação, vínhamos lançar um apelo à população com idade compreendida entre os 18 e os 45 anos para se associarem a esta causa, ajudando a Susana e todas as pessoas que procuram um dador compatível para realizar um transplante de medula óssea.
Já conseguimos vários apoios para a divulgação, como o do treinador Vítor Pereira (ex- FC Porto) [http://www.youtube.com/watch?v=l6wv75KPsPg&feature=youtu.be], depois do Rio Ave Futebol Clube ter realizado um vídeo [http://www.youtube.com/watch?v=CZ-lwZNQJxE&feature=youtu.be], e o Moreirense e o Vitória de Guimarães [https://www.facebook.com/vitoriasportclube/photos/a.263775768166.139638.246113568166/10152473519668167/?type=1&theater] terem lançado o desafio aos adeptos para se tornarem dadores de medula óssea.
Para se inscrever basta ter entre 18 e 45 anos, ser saudável, ter mais de 50 kg e realizar uma pequena recolha de sangue, semelhante a uma análise tradicional. Com esta ação ficam inscritos no banco Nacional de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) e podem ajudar qualquer pessoa no mundo. A doação de medula óssea pode ser realizada várias vezes na vida, apesar de apenas existir uma pequena probabilidade de ser compatível com outra pessoa. Quem o quiser fazer pode inscrever-se nas diversas campanhas de recolha de sangue organizadas ao longo do país pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, entre as quais a que vamos organizar. Para tal, basta solicitar e preencher um pequeno formulário e, simultaneamente à recolha de sangue ou apenas para dador de medula óssea, retirar uma pequena amostra de sangue para estudo.
Para saber mais sobre as ações que temos levado a cabo podem consultar o nosso espaço em www.facebook.com/ajudarasusana, onde vamos brevemente divulgar esta ação.