Assim, a Câmara Municipal com a colaboração da SUPERA – Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade, vai preparar na Alameda Dr. Miranda da Rocha (junto aos Paços do Concelho), a partir das 14h30, um circuito que irá permitir a todo e qualquer cidadão experienciar alguns dos obstáculos com que diariamente as pessoas portadoras de deficiência se debatem.
No espaço da Alameda, estará definido local de acolhimento dos participantes, através de tenda disponível para o efeito, onde estarão também disponíveis para utilização as ajudas técnicas disponíveis (cedidas pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses e Fundação Santo António).
Junto ao espaço está identificado o procedimento a levar a cabo pelos participantes, com vista à identificação das maiores dificuldades sentidas em cada um dos percursos realizados, e que será no final da mesma abordada, numa perspectiva de partilha de ideias.
Para o desenvolvimento da iniciativa, estão identificados desde o ponto de concentração, cinco percursos disponíveis, como:
1. Deslocação à Câmara Municipal
2. Deslocação ao Museu Municipal para visita ao espaço Arte;
3. Deslocação à Biblioteca Municipal;
4. Deslocação ao Serviço de Urgências do Hospital Rainha Santa Isabel;
5. Deslocação a um dos Cafés disponíveis na Alameda;
Além de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência pretende mobilizar a comunidade em defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas, ao mesmo tempo que procura aumentar consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.
“Está disponível para durante uma hora do seu dia tentar fazer a sua vida habitual, usando uma cadeira de rodas?” Aceite o nosso desafio!